Olá, Pessoal, tudo na paz?

Espero que sim!

Vamos a reflexão de hoje… da série: Conheça-te a ti mesmo… Qual é sua maior ambição?

Já parou para pensar nisso? Será que quando pensou nesta pergunta, pensou em um cargo? Minha maior ambição é ser Diretora de RH! Ou ter uma vida financeira plena…

Se isso aconteceu, ouououou, sua alma pode ter sido vendida promocionalmente ao trabalho e você nem se deu conta… e foi baratinho, pode apostar… 😉 Ou ainda, se rifou para as coisas materiais…

Não é pegadinha não… Se perguntas deste tipo te remetem ao trabalho ou coisas materiais, aí mora o perigo… Cada dia que passa me questiono porque a maioria das pessoas vão vivendo e deixando suas vidas lhes levarem… por que elas não param para refletirem? Por que não param para se conhecer? Por que não param para entender para onde de fato querem ir? O que realmente querem sentir…

Será talvez medo de olhar para suas ‘escolhas’ e ver que elas já não servem? Ou de descobrir que decidiu errado? Ou não decidiu, aceitou o que veio ao seu alcance? Medo de lidar com o que realmente importa?

Embora seja normal ter estes medos, ou você toma coragem de enfrentar algumas perguntas ou a vida vai passar e pode ser tarde…

Se você já precisou tomar uma decisão profunda como um divórcio, pedido de demissão importante ou separação de sociedade, decisões sobre doença… ou alguma outra difícil neste nível… Você provavelmente exercitou bem a reflexão… e a boa notícia é que eventos deste nível, servem para alguma coisa… fora consumir sua energia por vários meses ou anos… Servem para você despertar para a reflexão… e responder a esta pergunta de forma mais fácil…

Se você passou por vários destes eventos em um pequeno espaço de tempo, provavelmente você se sentirá praticamente ‘ressuscitando’… e quando você recuperar seus sentidos, você saberá na ponta da língua sua maior ambição…

Se você não passou por uma dessas, mas sabe que não sabe sua ambição ainda… como a vida te preservou e isso também é bom… você vai precisar se esforçar um pouquinho para achar as respostas…

Se você deu ‘sorte’ ou fez excelentes escolhas que não precisou ou precisa mudar nada na sua vida, puxa… você é mesmo uma pessoa de sorte! Apesar disso, responda qual é sua maior ambição…

Sinceramente, para mim, uma das perguntas mais profundas de autoconhecimento e que desencadeou uma série de mudanças na minha vida foi “Qual era minha maior ambição?” Quando respondi esta pergunta no silêncio de algumas noites de reflexão, coisas começaram a acontecer…

Perguntar-se qual é sua maior ambição é como responder por o quê que vale a pena lutar… Em que se vai empregar seu tempo… Quais são as renúncias que você está disposto (a) a fazer… isto é, que preço está disposto a pagar? Como sua vida vai passar… Quais são as pessoas que farão parte deste novo estilo de vida…

Vou fazer uma breve ilustração… “baseado em ficção”… 😀

businessman-and-a-businesswoman_23-2147580178Imagine uma moça/moço que sua maior ambição é ser um profissional bem sucedido… Geralmente altos executivos são bem focados e objetivos, quando despertam bem jovens, traçam metas ambiciosas… Vamos pensar em um cenário ‘qualquer’: até os 30 querem estar estáveis em suas carreiras, em cargo de gestão, com salário x. Até os 40 um cargo de direção… Até os 50 com grana guardada e depois dos 55/60, vão relaxar e curtir a vida.

Desculpe, jogar baixo… vamos torcer para nenhum familiar ou amigo importante adoecer e morrer até os 60, porque como iria parar de trabalhar aos 55, pelo menos terá 5 anos para curtir a família e amigos. Vamos torcer para o casamento dar certo, a esposa ou marido ser idêntico ou conviver bem com a diferença de ritmo…  Vamos torcer também para que tenha tido tempo de fazer o filho, curtir a barriga e os pré-natais e vamos torcer para não ter nada no Outlook na hora do parto (acredite… outro dia escutei que o bebê nasceu e não estava no Outlook… era uma brincadeira, mas de workaholic…) Vamos torcer para tudo sair na perfeição dos planos…  (desculpe se peguei pesado… eu disse que jogaria baixo, foi preciso…)

Vamos a algumas perguntas de verificação também: quantos jantares de cabeça fresca e focado na família este ser humano terá tido até os 60? Quantas vezes terá parado para buscar seu pirralho na escola? Quantas vezes terá atendido sua mãe no trabalho às 3 da tarde, quando de repente ela viu algo que se lembrou de você e resolveu te ligar para saber como estava o “bebê” dela? Veja que eu nem fiz perguntas do tipo:  quantas férias de 30 dias terá tirado, sessões da tarde, sair do trabalho ainda com a luz do sol…

family-spending-time-together_1098-747Imagine agora que a maior ambição de outro ser-humaninho seja ter equilíbrio de vida… Ou viver uma vida familiarmente bem sucedida… Como seria a vidinha desta pessoa? Como seriam suas escolhas? Como ela empregaria seu tempo? Infelizmente só não temos as respostas no “Globo Reporte de hoje”…

Estou escrevendo este post e escutando “Trem Bala”…. e compartilho alguns trechos…

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

E a gente é só passageiro prestes a partir…

Voltando ao post, e aí passageiro? Qual sua maior ambição?!

Realizar sua ambição é ser bem sucedido. Para ser bem sucedido naquilo que te importa você precisará investir tempo… agora mesmo não me recordo de quem é a frase, talvez de Osho => a energia flui para onde sua atenção vai. Isto é, sua vida é bem sucedida onde você coloca sua atenção… por isso, pare por um instante, antes que seja tarde e descubra sua maior ambição…

Veja… sem qualquer ideologia religiosa, não temos a certeza de que haja vida após a morte… Por isso, temos uma única vida para viver na nossa plenitude…

Faça suas escolhas conscientemente! Não deixe a vida te levar… Você toma decisões diariamente onde você emprega seu tempo, como você se comporta, de que maneira você leva a vida… até mesmo sua roupa ou o restaurante em que você almoça reflete sua ambição…

E você já parou para pensar em tudo isso?!

Um grande abraço e paz em suas reflexões…

Debora

»

  1. Salve, Debora! Ler esse texto me fez ver que venho fazendo as escolhas certas, em prol da minha maior ambição! Seguir caminhando é preciso, então.
    Abraços, e sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s