#dicadecarreira 32 -> Quando alguém lhe pedir uma indicação de contato, você pode ajudar sem se arriscar… tudo depende de como você conduz…

Uma coisa é eu “indicar” um contato… posso indicar um nome, pois sei que Sr. Fictício faz aquela função…

Outra coisa é eu “recomendar” o Sr. Fictício para a tal função… isso pressupõe que você conhece e recomenda aquele profissional…

E uma terceira é “referenciar” – isto é dar referências sobre o Sr. Fictício – este processo deve ser autorizado pelo Sr. Fictício e entrar em contato com pessoas que ele tenha indicado (falarei sobre isso mais adiante).

O foco deste post é como lidar com uma solicitação de indicação – ajudar sem se prejudicar, entonces, na dúvida, fale com todas as letras: “Eu conheço tal pessoa que pode ter esta experiência. Você pode conversar com ela e ver o que acha. Eu não conheço seu trabalho de perto, por esta razão não posso falar nada mais do que isso…” ou “Eu trabalhei com ele, mas era em outro cenário; você pode conversar com ele e entender se faz sentido para este seu cenário.”

Licença Creative Commons
Blog com Dicas de Carreira de Debora Miceli é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Based on a work at www.dicasdecarreira.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at https://deboramiceli.wordpress.com/.

Uma resposta »

  1. Delnis Fujihara disse:

    Oi Débora!
    Situação “saia justa” é receber pedido de recomendação quando o único contato que teve com “Fulano” foi no momento em que pediu para se conectar no Linkedin. No início cheguei a apagar os pedidos, mas recentemente tenho sido direto e respondido que não posso dar a recomendação, por sequer conhecer a pessoa, quanto mais seu trabalho.
    O que vc recomenda?
    Um abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s