Olá, Pessoal,
Desculpe a ausência, estamos trabalhando tanto que está quase impossível melhor atendê-los.
Estou há semanas para escrever este post, espero que gostem! Tenho paixão por dirigir, se não fosse isto, ficaria “levemente” irritada por ficar de 3 a 5 horas no trânsito (obs.: eu não trabalh0 na rua,…, esse período é entre casa/trabalho) – essa paixão + este tempo + alguns aprendizados me inspiraram a escrever este artigo.
Às vezes, estou andando na Marginal Pinheiros uma via de 90 km/h e vez ou outra preciso mudar de pista porque tem um motorista que está a 60 km/h na faixa da esquerda. Fico pensando, será que ele não sabe que a pista da esquerda é para alta velocidade?!
Aqui temos os dois primeiros aprendizados: saiba as regras formais e as informais, leia-se -> as regras formais são aquelas que foram definidas pós estudo e certas análises a fim de definir a melhor forma para aquele ambiente que neste caso é via de 90 km/h; as informais, são convenções, costumes e hábitos provenientes de uma cultura, no caso em questão é -> quer andar mais devagar, ande à direta.
Quando uma regra é definida ela tem como objetivo prover uma harmonia e evitar conflitos (ou acidentes). Não sei se c0nhece o artigo 219 do Código de Trânsito, veja o que ele diz:
“Art. 219. Transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita:
Infração – média;Penalidade – multa.”
Se não bastasse, o artigo que o antecede o artigo 218 fala sobre exceder a velocidade: “Art. 218. Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local…” é infração: média se for até 20% (penalidade multa), de 20 a 50% é infração grave (penalidade multa) e acima de 50% gravíssima com penalidade: suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.
Você deve estar pensando, meuuuuuu… por que a Debora está dando esta volta toda?
Pois é, explico…
Fictício Sauros – nosso personagem – certa vez recebeu feedback que estava excedendo a velocidade da pista (leia-se empresa), que ele estava muito apressadinho. Fictício era jovem, queria crescer e achava que isso tinha que acontecer rapidinho.
Bom… primeiro ele recebeu uma “multa”, uma orientação que deveria reduzir a velocidade. Mas, Fictício não entendeu bem o recado… passado certo tempo, Fictício foi convidado a refletir se não seria melhor mudar de via (leia-se empresa), pois continuava acima do limite da pista.
Com este feedback, Fictício pensou: E agora, o que vou fazer?!
O final da história do Fictício foi simples: ele parou, repensou, olhou para lado direito, olhou para o lado esquerdo…refletiu e tomou UMA decisão… qual decisão foi essa?
Na verdade, essa decisão é o menor ponto de análise deste post, o importante é ter consciência destes fatos e tomar UMA decisão que seja BOA/SAUDÁVEL para TODOS os envolvidos : não importa se você vai mudar de via (buscar uma empresa que tenha sua velocidade) ou se você vai reduzir a sua velocidade para se adequar à pista.
O fato é: se você exceder a velocidade ou estiver abaixo do que a via propuser como média certamente problemas acontecerão.
Boa sorte sempre! Um abraço,
Debora.
Legal este post, Debora.
Vem de encontro com o que estou passando aqui na empresa.
Reduzi a velocidade para me adequar ao meu salário. Ação e reação…
Talvez não seja a solução mas foi a forma que encontrei de diminuir a pressão e frustração.
Beijo.
ps.: foi proposital ou acidental a substituição de 2 letras “O” por “0”?