#dicadecarreira 34 -> Muitas vezes podemos ir expandido o relacionamento com as pessoas de forma a ganhar até um espaço para estreitar a relação e começar a adotar um comportamento menos formal…
Veja só “menos formal” e não “informal”…
Neste momento, vou abordar apenas o “como chamar” as pessoas – isto é, a questão de “apelidos”…
Alguns nomes, você lê inteiro, mas muito provavelmente você fale de forma “resumida”: Carolina = Carol – nenhuma Carolina que conheço “reclamou” de ser chamada de Carol… mas é diferente de “Cá”.
Vejamos meu nome: Debora – apelido Dé e variações… depois de certo tempo de convivência, é até normal informalizar um pouco… mas logo de cara isto pode ser um grande risco…
Se você perceber que a pessoa se “apresenta” ou lhe dá abertura para isso, ok! Caso contrário, sugere-se adotar uma postura mais formal…
Um exemplo de como uma pessoa dá abertura é como ela assina suas mensagens – preste atenção. Algumas “Julianas” assinam: Jú. Ou quando a pessoa lhe telefonar e dizer: “Oi, Debora, é a Rê da XXX Company.”
Já conversei sobre este tema com muitas pessoas… no geral, imediatamente ao se conhecer, as pessoas não se sentem muito confortáveis com estes tratamentos – a não ser que, como disse, elas se apresentem desta forma. Estatisticamente, da forma como a pessoa se apresenta é como ela prefere ser chamada!
Blog com Dicas de Carreira de Debora Miceli é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Based on a work at www.dicasdecarreira.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at https://deboramiceli.wordpress.com/.